POR ONDE ESCORRE TEU LUCRO?! Deixe um comentário

Abordaremos aqui a visão panorâmica para um bom principio da gestão financeira de negócios em alimentação.

Indicamos que a forma de visualizar teu negócio seja lá na última linha, O LUCRO OPERACIONAL, ali você deve determinar o quanto quer “levar prá casa” ou “o quanto quer empilhar de dinheiro”.

Para chegar lá na última linha um longo caminho será percorrido, pois são todas as atividades do seu negócio que deverão ser valorizadas (ou por custo ou por valor de venda);

Vamos então na sequencia:

Custo DIRETO = Um dinheiro que não é teu!!, que são os impostos e taxas (impostas) pelos governos, pelos aplicativos, comissões de vendas e pelos cartões. Portanto este dinheiro nunca deve ser considerado para avaliações financeiras do teu negócio. Simplesmente devem ser acrescidos aos teus outros custos somados a tua margem de lucro desejada. Simples assim!!

Custo VARIÁVEL = Todos os custos que você tem com a compra de materiais pra geração do teu produto (matéria prima, embalagem, logística para buscar os materiais). Restritamente isso!!!. Para avaliar e ter segurança do resultado é importante comprar o absolutamente necessário, cuidar da preparação evitando desperdícios e tendo o maior rendimento.

Custo FIXO = Este é o prejuízo que todo empresário tem a cada primeiro dia do mês. São as despesas que terá de pagar mesmo sem vender nada!!! com salários, encargos trabalhistas, aluguel, água, luz, iptu, telefone, veículos, comunicação, marketing, etc, etc… Para avaliar os custos fixo, crie um controle e indique o percentual para cada grupo, ou para cada item e faça o acompanhamento constate (dia, semana, mês, etc…).

então:

LUCRO OPERACIONAL É IGUAL A:

Teu FATURAMENTO – CUSTO DIRETO – CUSTO VARIÁVEL – CUSTO FIXO.

Não, não me esqueci do seu investimento, não esqueci daquele financiamento, não esqueci daquela divida atrasada, não esqueci daquela antecipação de cartão de crédito, não me esqueci da antecipação do aplicativo!!! Estes valores nada têm haver com teu negócio em si, têm sim haver com tua capacidade financeira.

Estabelecer-se para qualquer negócio é de fundamental importância alocar valores em cada um dos grupos: Projeto, Obra, Equipamento, Pré-operacional, Capital de Giro, Riscos, etc…. enfim faça um Plano de Negócios se vai iniciar ou faça um Plano de Metas se já está na luta.

assista o vídeo: https://youtu.be/lmdUcf4eyE0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *