Layouts e mobiliários dos Restaurantes pós COVID-19 Deixe um comentário

Com a nova realidade que o Food Service está vivenciando em todos os seus seguimentos por conta da pandemia do COVID-19, hoje vamos comentar sobre os novos layouts e mobiliários para o “novo normal”.

Nós, da FSone, especializados em projetar adequadamente as áreas de cozinhas e restaurantes, estamos também nos adequando quanto as novas normas referentes as reestruturações dos salões, conforme nos orienta o PROGRAMA PARA RETOMADA DOS RESTAURANTES.

O novo cenário nos impede de projetar como antigamente, com ambientes onde as exposições das mesas e do buffet eram juntas e os clientes permaneciam próximos uns dos outros. Hoje a adequação das mesas precisa respeitar o distanciamento de pelo menos 1 metro e entre as cadeiras 2 metros.

Para a adequação dos novos restaurantes nesse novo formato, a renovação dos mobiliários para os salões também será necessária. A linha CARE, da Franco Bachot (1), por exemplo, foi elaborada para atender a atual e futuras realidades, oferecendo mesas com divisórias afim de respeitar todas as novas necessidades e exigências.

Um dos mobiliários que a linha possui é o Booth Guard, que são bancos com proteções elevadas em suas partes superiores e laterais. Possui um design moderno, estruturado em madeira maciça e compensado multilaminado, com abas de proteção lateral em acrílico. É estofado com espumas em diversas densidades e tecidos (1).

“Na minha opinião, os espaços ficarão mais reservados e haverá maior aceitação do usuário. Imagino até que as proteções laterais tornarão tendências no pós Covid-19, diz Ivim Pelloso.”

Além dessas novidades, a FSone, também contribuí para o melhoramento do tratamento acústico dos estabelecimentos. Esse novo ambiente garantirá ao cliente conforto sonoro e uma nova experiência.

Restaurantes de todo o mundo estão se reinventando e podemos visualizar essa mudança no âmbito arquitetônico e sanitário, como no caso da rede hoteleira Madrilenha VP. Passando um ar de limpeza aos seus hóspedes, eles têm como objetivo ser o hotel mais seguro de toda a Espanha. Não existirá mais buffet no café da manhã e no lugar, irão implantar uma espécie de bolsa de piquenique contendo pães, iogurtes e frutas, com sistema de autos serviço – self-service. As filas para acesso ao Restaurante, que também é aberto ao público externo, não existirão mais e o cliente somente terá acesso realizando uma reserva. A ocupação máxima do local, que era de 800 pessoas, passará a atender somente 1/3 desse número (2).

Na Holanda, alguns estabelecimentos implantaram estufas para acomodar os seus clientes e os manterem distantes (3).Outro exemplo, que posso até nomear como excêntrico é o caso de um restaurante nos Estados Unidos que colocou manequins em mesas para evitar as aglomerações dos usuários (4). Abertura automática dos banheiros dos salões também será um diferencial!

 

 

Quer adequar o seu restaurante para a “nova normalidade” e contribuir para a diminuição do contágio da COVID-19?

Uma das opções são as implantações de PARKELTS, mobiliários urbanos que integram vias públicas. Essa opção será uma inovação para o “novo normal”, visto que os clientes utilizam o local de forma comunitária e o restaurante cria um ambiente saudável e amplo para seus usuários (5).

Saiba mais em:

https://www.kitchain.com.br/product-category/mobiliario/parklet/

O nosso Projeto de Arquitetura realiza a conceituação entre a cozinha e o restaurante, atendendo todos os objetivos necessários, visando à funcionalidade, o conforto, a estética, a racionalidade, a economia e a sustentabilidade do seu Restaurante. Realizando um Projeto de Arquitetura em seu estabelecimento, tornará o local em um ambiente aconchegante, inovador, adequando-se para receber seus clientes de maneira segura e oferecendo um diferencial no atendimento de seus clientes. Detalhes em: https://fs-one.com.br/projetos/

 

Obrigada e até a próxima!

Ivim Pelloso e Juliana Mamprim

A Ivim é Nutricionista, Arquiteta, Projetista da FSone e Fundadora da Kitchain – @ivimpelloso

A Juliana Mamprim é Nutricionista e integra o departamento Comercial da FSone – Cel. (11) 98335-9252 @fsone_bi

 

Referências:

(1) – Linha de produtos “Care por Franco Bachot”, disponível em:
<https://www.francobachot.com.br/produtos/#Iinha-care>. Acesso em 28/05/2020.

(2) – Peinado, R. e Pérez, G. Do hotel-bolha ao restaurante com biombos, como os negócios se preparam para o pós-confinamento na Espanha. El País. Madri. 21 de abril de 2020. Disponível em:
<https://brasil.elpais.com/internacional/2020-04-21/do-hotel-bolha-ao-restaurante-com-biombos-como-se-preparam-os-negocios-para-a-fase-pos-confinamento.html>. Acesso em 28 de maio de 2020.

(3) – Galvão, P Restaurantes usam criatividade para reabrir as portas em diversos países – Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/05/05/interna_internacional,1144551/restaurantes-usam-criatividade-para-reabrir-as-portas-em-diversos-pais.shtml> – Acesso em 29 de maio de 2020.

(4) – Presse, F Restaurante dos EUA põe manequins em mesas para permitir o distanciamento – Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/15/restaurante-dos-eua-poe-manequins-em-mesas-para-permitir-o-distanciamento.ghtml>. Acesso em 29 de maio de 2020.

(5) – O que é Parklet? Disponível em:
<https://www.neoparklet.com.br/o-que-e-parklet>. Acesso em 02/06/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *